segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A questão do meu O Colecionador de Ossos

Comentei em alguns posts, desde que comprei o meu exemplar de O Colecionador de Ossos, do Jeffery Deaver, da Best Bolso - na época estava impossível encontrar esta edição da Record -, que fiquei descontente.

Confesso que, inicialmente, especialmente por não gostar muito de qualquer edição pocket (salvo raras exceções), acreditava que o problema era a edição em si (nunca tinha comprado nada da Best Bolso até então).

Todavia, não quero ser injusta. Como já disse sobre o-caso-da-pessoa-com-problema-com-As-Brumas-de-Avalon, posso ter tido o azar e a infelicidade de ter pego um exemplar de uma tiragem ruim (ou um único exemplar amaldiçoado).

Então tentarei ser neutra, mas irei relatar o que ocorre:

Sou do tipo de pessoa que mal abre o livro para não marcar, e muitos amigos dizem que têm medo de pegá-los emprestado - não que eu empreste com frequência também - e deixar alguma marquinha que eu nunca faria. Resumindo: eu sou chata mesmo com meus livros!

Vocês imaginam como fiquei triste quando o livro chegou e percebi o tipo de capa e sua qualidade, né?!

Ela é super mole, super fina e, sem eu fazer absolutamente nada, ficou cheia de marquinhas em todo o seu contorno, amassadinhos e marcas de desgaste. Aliás, embalado com o plástico próprio - e o plástico bolha e ter vindo em uma caixa e não pacote, ele já veio com algumas marquinhas na lombada (atualizado: agora percebi que faltou foto da lombada dele!).

 photo ossos6_zpsf6e7ed66.jpg 

 photo ossos5_zpsc27e549b.jpg 

 photo ossos4_zpsf472b5b8.jpg 

Informações contidas no próprio:

"Este livro foi composto na tipologia Minion, em corpo 10,5/13 e impresso em papel off-set 56/m² no Sistema Cameron da Divisão Gráfica da Distribuidora Record."

Ou seja, a qualidade do papel não é boa, a fonte é pequena, e de novo aquele problema de "enxergar" a página seguinte.

 photo ossos3_zps6b50eb15.jpg 

Entretanto, é a mesma questão do post anterior, eu tenho consciência de que é um pocket e que é um livro mais em conta e, infelizmente - acho sim que os leitores do Brasil devem exigir uma qualidade melhor e um preço mais acessível! -, já era de se esperar.

O meu problema particular foi que o texto em muitas páginas - ou somente em parágrafos de algumas outras - vieram muito apagados, em um tom cinza claro mesmo. E em algumas ocorreu o outro extremo: uma impressão muito mais escura, porém borrada, manchada.


 photo ossos1_zps77c96608.jpg 

 photo ossos_zpse60c1a7b.jpg 

Está legível? Sim, com certeza. Acontece no livro inteiro? Definitivamente não.

No entanto, há um problema de impressão sim. Imaginem então ler um livro com um pouco mais de quatrocentas e cinquenta páginas em uma fonte pequena, com um papel fino em que você enxerga a impressão dos parágrafos da página seguinte, e ora com linhas falhas ou extremamente claras, ora com linhas borradas e manchadas! É pedir por uma enxaqueca!

Como tento ser o mais justa possível, irei comunicar a editora, pra saber se foi infelicidade minha, apenas - não o encontrei em lojas físicas sem estar lacrado para dar uma espiada -, e também gostaria de saber das pessoas que adquiriram a mesma edição se este é um problema recorrente ou a Lei de Murphy me persegue.

Eu quero a outra edição - ou comprarei em inglês, ainda não sei -, mas trarei um retorno aqui, seja de outros compradores, da editora, ou de ambos (preferencialmente)!

:-(

Um comentário:

Margareth Gervason disse...

Oi minha quelida linda, amei sua visita e seu carinho comigo e a minha filha única.
Agora estou aqui rindo demais, parece que estou lendo o que a filha escreveria...kkkk
Ela odeia emprestar livros...odeia mesmo, nem dorme direito e quando empresta e não devolvem ela enfurece.

Mas diferente de vc ela marca tudo que lê, é uma mania marcar as coisas que devem ser guardadas acredito eu ( super alienada)pois entendo pouco desta área de vcs. Sou de exatas, onde 2+2=4 e costume dizer a ela que vcs deslizam na maionese..kkkk( desculpa).

Seja sempre bem vinda ao meu blog, vou amar a sua visita.
Obrigada pela visita
Ótima terça-feira para vc!
Beijos Coloridos!♥♥♥