sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"13" baseados em obras do mestre King para assistir em uma sexta-feira 13!

Sorria, pois hoje é sexta-feira 13!

 photo tumblr_mt1k2cnWvP1qlukppo1_500_zps5c0f8291.jpg

Faço maratonas de filmes de terror em toda sexta-feira 13 desde a adolescência, ou desde que consiga me lembrar. O mesmo no Halloween.

Sempre gostei de filme de terror (livro também!), me diverte muito, seja ele trash, sério, terror psicológico ou objetos inanimados que ganham vida para perseguir, mutilar e matar pessoas.

Hoje não verei os filmes a seguir, mas achei que daria um post interessante:

Mas eu preciso tomar muito cuidado para não cometer nenhuma blasfêmia aqui. Uma das coisas mais difíceis pra mim é falar sobre Stephen King (façam reverência ao mestre).

Vocês não imaginam a dificuldade que tive para dar o primeiro passo em minha monografia (Letras), escrever a primeira frase com "Stephen King" nela.

É claro, também foi muito difícil e muita responsabilidade falar de Edgar Allan Poe, mas o mestre King é minha paixão. Ele se diz o "Big Mac e fritas da literatura", e é mesmo. É o meu básico da literatura, o meu ler por prazer, o que eu devoro por pura gula.

Então, quando tive a ideia de fazer uma lista com treze adaptações de obras dele, tive vários problemas. Como escolher apenas 13? Como escolher "os melhores dos melhores"? Como colocar ordem e classificas coisas que você ama quase (atenção no "quase") que igualmente? Como julgar tudo que seja derivado do mestre?

Resolvi escolher de forma aleatória, sem pensar. Entendam, não são os meus favoritos, não estou em qualquer tipo de ordem, muito menos são os essenciais. 

Mas certamente são adaptações que eu recomendaria.

Todavia lembrem-se, crianças: Stephen King é algo para se entreter com a mente aberta. Saber levar a sério o que ele possui de sério (sim, isso existe!) e se divertir com o trash. Divirtam-se e entrem no clima, apenas isso.



 photo 09.gif Montado na Bala:

 photo ridingthebullet2zl_zps33fa93ac.jpg
When a man finds out his mother is dying and tries to hitchike his way to the hospital, he is picked up by a stranger with a deadly secret.

Director: Mick Garris
Writers: Mick Garris (screenplay), Stephen King (novel)
Para mim, "Mick Garris + Stephen King" sempre deu super certo! Acho que eles se entendem bem. É uma ótima adaptação - algumas pessoas consideram-na melhor que a obra! -, é um thriller mais psicológico e um filme que mexeu muito comigo na primeira vez que o vi. Pois às vezes ("às vezes"?) o mestre King adora ser cruel! 

Adoro!

 photo 09.gif1408:
 photo 14081_zpsb3f0d897.jpg
A man who specializes in debunking paranormal occurrences checks into the fabled room 1408 in the Dolphin Hotel. Soon after settling in, he confronts genuine terror.
Directed: Mikael Håfström
Writing:
Matt Greenberg (screenplay),
Scott Alexander (screenplay),
Larry Karaszewski (screenplay) and
Stephen King (short story) 

Outro thriller psicológico e eu amo histórias com hotéis (O Iluminado, oi!)!

Aqui temos uma de minhas falas favoritas, e que a reproduzi quase com exatidão para a mestra quando ficamos no verdadeiro quarto 217:
"Hotels are a naturally creepy place... Just think, how many people have slept in that bed before you? How many of them were sick? How many... died?" ~Mike Enslin

 photo 09.gif Christine:

 photo christine_1983_poster_grande_zps470a2eb4.jpg

A nerdish boy buys a strange car with an evil mind of its own and his nature starts to change to reflect it.

Director: John Carpenter
Writers: Stephen King (novel), Bill Phillips (screenplay)
Apenas uma observação: Stephen King + John Carpenter!

Uma das melhores trilhas sonoras do universo!  

Sabem a tara que o Arnie tem pela Christine? Pois é, eu tenho também! Sei que nunca terei uma Christine, mas tenho o sonho louco de pegar a estrada ouvindo a trilha sonora deste filme.

Christine, fale comigo, baby!

Que Bumblebee que nada! Querem um carro se comunicando divinamente (ou diabolicamente) através de seu rádio? Escolham a sexy Christine!


 photo the-mist-2007-poster_zps21356d1d.jpg
A freak storm unleashes a species of bloodthirsty creatures on a small town, where a small band of citizens hole up in a supermarket and fight for their lives.

Director: Frank Darabont
Writers: Frank Darabont (screenplay), Stephen King (novel)

Os personagens são fantásticos, sou apaixonada pelo jeito como são construídos! 

E uma das coisas mais legais foi que, quando vi pela primeira vez, com meu noivo e meu pai, eles se chocaram com o final (odiaram!), e eu achei perfeito! 

Não poderia ter um final melhor! 

 photo 09.gif Sonâmbulos

 photo 308903_zps4298b41a.jpg

A mother-and-son team of strange supernatural creatures come to town to seek out a virgin to feed on.
Director: Mick Garris
Writer: Stephen King

A dupla dinâmica de novo!

"sleepwalker - Nomadic shape-shifting creatures with human and feline origins. Vulnerable to the deadly scratch os the cat, the sleepwalker feeds upon the life-force of virginal human females. Probable source of the vampire legend."


Tem gatos, "incesto" bizarro, tentativa de sacrificar uma virgem, cenas toscas, piadinhas, "eu vou roubar sua alma", carrões, trilha sonora como apenas os anos 80 e início dos anos 90 conseguiam fazer, Ron Perlman... quer mais?  

Eu choro de rir com o que o próprio Stephen King fala durante o filme!


 photo 09.gif Rose Red:

 photo rose-red-frontal-dvd1_zps92c26e97.jpg
A group of people with psychic powers are invited to spend the night in a haunted house.

Series Directed by Craig R. Baxley

Series Writing credits Stephen King

O mestre King conseguiu juntar todos os clichês sobre casas mal-assombradas (possuídas, etc.) em uma única minissérie de três capítulos. E sim, isto é uma coisa boa!

Eu nunca procurei, mas para mim o Emery Waterman é um Danny Torrance crescido que não se deu bem na vida. Na verdade, em minha humilde opinião, isto é MUITO claro na série - fala sério, vocês reconhecem o "contar até dez" e o "not there, not there, not there!"!

 photo 09.gif Louca Obsessão:

 photo Misery_Poster_zpsdf0fb961.jpg
A famous novelist is "rescued" from a car crash by an obsessed fan.
Director: Rob Reiner
Writers: Stephen King (novel), William Goldman (screenplay)

Ok, eu não queria fazer este trocadilho mais tosco do mundo, mas sou obcecada por este filme!

Da mesma forma que eu dizia que me casaria com quem recitasse O Corvo, eu falava que subiria ao altar com quem me desse o livro Angústia (não, eu não era louca para ter um marido logo - era o oposto!)

Eu adoro o Paul Sheldon. Talvez seja coisa de queria-ser-escritora-mas-nunca-tentei-de-verdade-pois-não-acho-que-tenha-capacidade, mas sou louca por todos os personagens escritores do Stephen King.

E eu tenho um medo secreto - não mais - de dar uma de Annie se um dia encontrar o mestre King pessoalmente (façam reverência, por favor!)!
Annie Wilkes: God came to me last night and told me your purpose for being here. I am going to help you write a new book.

 photo 09.gif IT:
 photo it_1990_poster_zps9559392d.jpg 
In 1960, seven outcast kids known as "The Loser Club" fight an evil demon who poses as a child-killing clown. 30 years later, they are called back to fight the same clown again.

Series Directed by Tommy Lee Wallace
Series Writing credits
Lawrence D. Cohen,
Stephen King,
Tommy Lee Wallace.

Esta minissérie é fantástica! 

Preciso admitir algo sério - eu tenho, de verdade, coulrofobia - passei mal na nova área do Dumbo no Magic Kingdom só de ver palhaços pelo canto do olho. É sério, não riam.

Porém, curiosamente, não tenho o menor problema com palhaços que sejam feitos com o propósito de assustar (ou desenhos de palhaços, aliás). Então eu adoro o meu querido Pennywise!

Do livro:
And a balloon? I’ve got red and green and yellow and blue...'

Do they float?'

Float?' The clown’s grin widened. 'Oh yes, indeed they do. They float!

(...)

They float,' it growled, 'they float, Georgie, and when you’re down here with me, you’ll float, too–'

 photo 09.gif Cujo:

 photo cujo-movie-poster-1983-1020234319_zps8b8f83de.jpg
A friendly St. Bernard named "Cujo" contracts rabies and conducts a reign of terror on a small American town.

Directed: Lewis Teague
Writing:
Stephen King (novel)
Don Carlos Dunaway (writer) and
Lauren Currier (writer)

Este filme é o máximo, e um clássico! Eu sempre fico super triste pelo Cujo mas, definitivamente, um clássico!

 photo 09.gif Colheita Maldita 

 photo children-of-the-corn-movie-poster-1984-1020196040_zps965c1148.jpg
A young couple is trapped in a remote town where a dangerous religious cult of children believe everyone over the age of 18 must be killed.

Director: Fritz Kiersch
Writers: Stephen King (short story), George Goldsmith (screenplay)

Culto + crianças que matam. Clássico, clássico, clássico! 

 photo 09.gif Cemitério Maldito

 photo pet-sematary-847513l_zps2b04fdab.jpg
Behind a young family's home in Maine is a terrible secret that holds the power of life after death. When tragedy strikes, the threat of that power soon becomes undeniable. 

Director: Mary Lambert 
Writers: 
Stephen King (novel), 
Stephen King (screenplay)

Você pega uma obra do mestre King, adaptada pelo mestre King. Não, você não tem uma cópia perfeita do livro - você tem um excelente filme de terror com Ramones de bônus.

 photo 09.gif Carrie:
 photo carrie-poster_zps0438545f.jpg
A young, abused and timid 17-year-old girl discovers she has telekinesis, and gets pushed to the limit on the night of her school's prom by a humiliating prank.

Director: Brian De Palma
Writers: 
Stephen King (novel), 
Lawrence D. Cohen (screenplay)

Você tem um livro fantástico, uma adaptação fantástica, uma combinação de Stephen King com Brian de Palma... quer mais o quê? Você vai reclamar de quê? ;)

 photo 09.gif O Iluminado:

 photo poster_zps2486fff2.jpg Não, a imagem não está errada! Eu estou me referindo à minissérie O Iluminado de 1997, e não ao filme do Kubrick de 1980! Quando o mestre diz que o Kubrick não entendeu O Iluminado, eu não poderia concordar mais! 

*lembrem-se que vocês estão lidando com uma pessoa que usou a obra para sua monografia!*

Eu tenho centenas, e não dezenas, de razões para gostar mais da minissérie do que do filme (e a dupla dinâmica Mick Garris + Stephen King ataca novamente!), mas é melhor fazer um post à parte.

Só direi que considero algo indispensável para os fãs de King assistirem, especialmente para os que leram o livro. 

Este é um Danny Torrance digno de Stephen King!

A recovering alcoholic must wrestle with demons within and without when he and his family move into a haunted hotel as caretakers.

Series Directed by Mick Garris
Series Writing credits Stephen King

Quem mais fará uma maratona?
Divirtam-se! :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também não gostei do final de O nevoeiro!
Adorei a lista e me interessei por dois filmes que ainda não vi!
Beijos!!


Garota no hall disse...

Acho que sintetizou bem as adaptações de King que dão "medinho" (rs). Não vi alguns e discordo de 1408 na lista - vi no cinema e fiquei irritada hehehe -, mas a minissérie de O Iluminado e O Nevoeiros são obrigatórios.