segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hanna & Patty Book Club #01

 
Primeiras observações sobre: Os Sofrimentos do Jovem Werther

A edição que estamos lendo é da Editora Abril, e é o sétimo volume da coleção Clássicos Abril Coleções (falei sobre ela a primeira vez aqui, incluindo a lista completa de livros).

Os Sofrimentos do Jovem Werther (Die Leiden des jungen Wertbers) é uma obra de J.W. Goethe, traduzida para esta edição por Leonardo César Lack.

Outras informações da edição:

Edição e texto complementar (Vida e obra): Heitor Ferraz
Revisão: Edições Jogo de Amarelinha
Capa, projeto gráfico e editoração eletrônica: Vanessa Lima
Créditos das imagens: Reprodução e Granger Collection/Other Images (págs. 170, 172 e 174).

Copyright da edição original: 1999 - Editora Nova Alexandria Ltda.
Copyright desta edição: 2010 - Editora Abril S.A.

Deixando isto claro - sobre a qualidade da capa, páginas e detalhes, falarei na próxima segunda -, hoje quis apenas fazer uma introdução, e contar que eu já li este livro há um tempo atrás.

Porém, eu li sem dar a devida atenção, sem dar a atenção que Goethe merece. Eu tinha acabado de terminar um livro e me encontrava em uma paisagem bucólica, em uma poltrona reclinada, coberta apenas por telhas antigas, sentindo um vento gostoso e de frente a uma pequena cachoeira, perto do interior de Minas Gerais. Fala sério, existe um cenário melhor pra ler???

Como sempre que estou terminando um livro tento carregar mais um na bolsa, estava com Os Sofrimentos do Jovem Werther, e o peguei. Estava envolvida pela paisagem, pela escrita de Goethe (ou seria a tradução de Lack?) e me perdi entre as páginas.

Porém, foi esta escrita que me fez na época - e senti agora - querer anotar mil e uma frases, pois eram boas demais. Então eu resolvi me envolver mais ainda por todo esse cenário - literário e não-literário - resolvendo "depois eu releio com calma".

E esta foi a história do porquê Os Sofrimentos do Jovem Werther ficou esquecido no meio de tantos livros que sempre prometo ler, reler ou fazer resenhas no blog!
Reuni tudo o que me foi possível encontrar sobre a história do pobre Werther, e aqui lhes apresento o resultado dessas buscas, certo de que me agradecerão por isso. Não poderão deixar de admirar seu espírito e caráter, derramando lágrimas por seu triste destino.
E você, boa alma, que sofre as mesmas amarguras que ele, console-se com seus sofrimentos, e que este pequeno livro lhe seja um amigo, caso não possa encontrar, por força do destino ou por sua própria culpa, alguém próximo que alivie sua aflição.
(Os Sofrimentos do Jovem Werther, J.W. Goethe,  tradução de Leonardo César Lack) 


Toda segunda do mês de abril eu e a Hanna escreveremos posts sobre este livro em nossos blogs, confiram!

 

Próximos livros:
O Falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello;
Garota Exemplar,  de Gillian Flynn.

Participe também:


 
 
:)

2 comentários:

HGR disse...

Que legal sua história com o livro!
Seu post ficou muito bom!
Um brinde ao primeiro de muitos posts do Book Club que virão!!!
Beijos!!

Gisele disse...

Olá!

Pesquisei a palavra "Book Club" no Google e me deparei com o blog de voces. Parabéns!

Confesso que fiquei curiosa com "Os Sofrimentos do Jovem Werther", e tentarei acompanhá-las nas sugestões.

Obrigada!