terça-feira, 10 de abril de 2012

Desafios de leitura - um balanço

Eu adoro DEVORAR livros, e normalmente eu leio muito rápido mesmo. Portanto, em 2011 eu quis participar do máximo de desafios literários possíveis, sendo eles:

Desafio Literário 2011: 36 livros;
Desafio 52 livros em 52 semanas;
Desafio de férias: 6 livros;
Desafio Nacional: 12 livros;
Desafio 24/12: 24 livros.
TOTAL: 130 livros.

Além disso, ainda participei do mês Jane Austen (e queria terminar as obras dela), e tinha todos os livros que iam surgindo, entre leituras de resenhas, lançamentos e visitas praticamente semanais a livrarias!

Somem ainda uma graduação na reta final, uma pós-graduação, aulas práticas de Direito (desenvolvendo peças processuais que deveriam ser entregues quatro vezes por semana), estágio, namoro, viagens, e o pior de tudo, o mais difícil de lidar: o pesadelo de ter nevralgia do trigêmeo.

Eu realmente não acho que fui ambiciosa ao estabelecer este número, acredito apenas que tenha faltado planejamento. Alguns contras dos desafios literários, em meu caso específico:

Não fiz um planejamento prévio para ver os prazos de publicação de cada resenha, considerando todos os desafios juntos;
Escolhi muitos livros que eu ainda não possuía, e que não poderia encontrar nas bibliotecas que freqüento;
Comprei, ganhei e quis ler muitos livros que não se encontravam nos estabelecidos previamente, e acabava me sentindo "presa" ou tendo que fazer escolhas difíceis;
Amigos me emprestavam livros, e eu me perdia totalmente no planejamento. Novamente, escolhas difíceis para serem tomadas;
Entrei em alguns em cima da hora ou quando já haviam se iniciado, fazendo com que eu tivesse um período curtíssimo pra eu me planejar e encontrar todas as obras.

Eu não cheguei perto de ler todos os livros de cada desafio, porém li muitos que não se encontravam nas listas.

Mas, o pior pra mim foi não ter feito resenha da grande maioria das obras que li. Este foi o maior motivo para, por enquanto, não ter entrado em nenhum desafio em 2012.

Tenho duas monografias para defender perante bancas, e uma ainda para terminar de escrever. E sei que seria impossível ter um compromisso de ler VÁRIOS livros definidos previamente. Alguns sim, mas não tantos quanto eu me propus a ler no último ano.

Ainda adoro os desafios, acho que eles realmente nos ajudam a nos organizar e, principalmente, nos incentivam a ler coisas diferentes do que estamos acostumados. Às vezes nos acomodamos em algum gênero, autor, estilo.

O que eu preciso fazer agora, antes de mais nada:
Uma lista de todos os livros que tenho em casa e ainda não li;
Planejar lê-los, iniciando pelos que já comecei e parei por algum motivo;
Rever as listas dos desafios, e checar os que não li;
Durante o planejamento, deixar espaços para lançamentos, livros emprestados e os que ganhar;
Montar uma tabela com todos e estabelecer metas reais.




Desafio Literário 2011;


Desafio 52 livros em 52 semanas;


Desafio de Férias;


Desafio Nacional



Mês Jane Austen.

:)

Nenhum comentário: