segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sou uma blogueira pobre e feliz! :P

Gostaria de levantar uma questão aqui hoje, e dizer o que penso sobre o assunto. Mas antes, um pequeno - e sincero - aviso:

Até o presente momento, eu nunca recebi um único centavo - ou brindes, etc. - para fazer propaganda de algo em meu blog. Faço o blog por prazer, não lucro com ele. Se eu indiquei algum produto/site/marca, é exclusivamente por vontade própria, por gostar mesmo. Todavia, caso algum dia eu divulgue algo e receba por isso, avisarei a vocês. E, mesmo assim, minha opinião nunca estará à venda. Posso divulgar seu trabalho, produto, marca, mas serei sempre sincera! :)





Eu não conheço uma única blogueira (ou blogueiro!) que não tenha vontade de receber algo com seu blog, sejam brindes, livros para resenhar, produtos ou até mesmo dinheiro. E eu não sou uma exceção, é claro!

E divulgaria algo sem problemas aqui.
Eu posso testar e divulgar produtos, ler e resenhar livros, e até fazer propagandas se as empresas/editoras/etc tiverem alguma proposta. Porém, a minha opinião não está à venda, realmente. Se eu não gostar de algo, serei honesta.

Antes de eu me ausentar do blog, fiquei triste em ver algumas blogueiras que realmente tinham potencial pra ter blogs interessantes e de qualidade, que realmente escrevem bem, mudarem totalmente seu estilo e opiniões somente em busca de lucro e brindes!

Um exemplo: já vi meninas fazendo resenhas de livros que viraram filmes, e perceber que elas fizeram as resenhas baseadas na versão cinematográfica, dizendo que tinham lido a obra! Infelizmente é verdade! A primeira vez que reparei nisso foi quando o final de um livro era diferente do filme, e a blogueira colocou o final do cinema como sendo do livro!

O mesmo acontece com blogs de maquiagem e cosméticos, por exemplo.

E nem irei entrar na questão de plágio aqui!

É claro que não irei nunca desmerecer ninguém, apontar dedos, ou fazer propaganda negativa de ninguém. Às vezes as pessoas se deixam levar pela idéia de ganhar algo em troca de um post. É uma idéia sedutora, convenhamos.

Porém, fico triste com isso.

Eu acho que, para uma editora/empresa/marca, é muito mais interessante ter um feedback real, sincero, das pessoas que testam seus produtos. Seria muito melhor para uma editora ter uma resenha real de um livro, de alguém que leu e foi honesto; ajudaria muito mais uma marca de cosméticos ter pessoas que realmente testem os produtos com a vontade de experimentá-los, e não somente com a vontade de ter coisas grátis.

Não me levem a mal. Eu leio blogs de pessoas que recebem sim, para divulgar algo - e eu já disse que não teria nada contra isso -, e que são honestas, e levam a sério.

Há alguns meses conversei via Twitter com algumas blogueiras que estavam chateadas pelo mesmo motivo. Na época, vi que algumas delas até fizeram posts muito parecidos com esse aqui.

Ou seja, no final, se você faz qualquer coisa para lucrar, seja dando opiniões falsas, resenhando livros que não leu e bajular a empresa que te deu brindes a qualquer custo, só perderá o respeito dos leitores. E, acredite em mim, os leitores percebem na hora!

Fonte da imagem: blogsavy

:)

5 comentários:

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Tarde!!!

Pura verdade...

Percebo algumas pessoas que me visitam, me chamam de brega e outras peculiaridades, mas mantenho meu amor por blogar, só por blogar... AMO meus blogs

Na verdade, passei para desejar-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações

FLYRoBrasileira
www.flyrobrasileira.blogspot.com

Garota no hall disse...

Exatamente, se a pessoa quiser fazer do blog uma fonte de renda, tem que arcar com a ética e a responsabilidade, assim como um site ou uma revista. Antes de visar o lucro, deve visar o leitor. É o que penso.

Adriano Matos disse...

Concordo com você !

Não vejo mal algum a pessoa receber pelo post, quando é dito que trata-se de um post patrocinado. Quando é assim, geralmente é um post apenas de divulgação, sem expressar a opinião pessoal do autor do blog.

O que eu realmente me incomoda são blogueiros que trocam posts por brindes, quando eu acho que ele deveria cobrar um valor pela "propaganda", como qualquer outro veículo faria.

Junia disse...

Olá!!
Primeira vez aqui no blog! :)
Concordo totalmente com seu post... Tenho um blog sobre livros e mantenho parcerias com editoras, mas não é porque li um livro que parceria que obrigatoriamente irei falar bem dele. Tanto é que sempre escrevi minha opinião sincera nos posts. Já teve livros de parceria que não gostei e escrevi isso na resenha! Tenho o blog para compartilhar minhas opiniões, afinal, como você citou, isso não é minha profissão, não estou ganhando dinheiro com isso.
Mas realmente, dá pra perceber quando alguém mente só para manter a parceria...
Ótimo post! ;)
Sora - Meu Jardim de Livros

Hanna disse...

Adorei o post amiga, realmente, uma opinião sincera não tem preço!
Mais vale pagar por cada produto falado no site, do que receber e ser obrigado a dizer o que os outros querem que vc diga.