terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Meme literário de um mês - dia 04

Meme literário de um mês que vi nos blogs Happy Batatinha e da Luma Kimura! :)




Dia 04 – um livro que você leu mais de uma vez
 


Conspirações, amor, vingança e planos mirabolantes. A Tempestade, de William Shakespeare, foi por muito tempo o meu livro favorito.

MIRANDA — Se com vossa arte, pai querido, as águas selvagens levantastes, acalmai-as. Derramaria o céu pez escaldante, se até sua face o mar não se elevasse, para apagar o fogo. Como a vista dos que sofriam me era dolorosa! Um navio tão bravo, que, sem dúvida, conduzia pessoas excelentes, reduzido a pedaços! Transpassaram-me o coração seus gritos. Pobres almas! Pereceram. Se eu fosse um deus potente, pela terra absorvido o mar seria, antes de naufragar tão bom navio com sua carga de almas.

Já reli a obra tantas vezes, que precisei dar uma esquecida nela, deixá-la quietinha no fundo da estante, para não enjoar. :)

PRÓSPERO — É tempo de saberes alguma coisa mais. A mão me empresta e dos ombros me tira o manto mágico. — Perfeitamente. (Tira o manto.) Fica aí, minha arte. — As lágrimas enxuga; fica alegre. O espetáculo terrível do naufrágio que em ti fez despertar a própria força da compaixão, por mim foi de tal modo dirigido, com tanta segurança, que, de toda essa gente, cujos gritos ouviste e que à tua vista naufragou, nenhuma alma, nenhuma, nem um fio de cabelo sofreu nenhum prejuízo. Senta-te aqui; precisas saber tudo.

"Somos feitos da matéria dos sonhos".

:)

Um comentário:

Nanda disse...

Por incrivel que pareça nunca li um livro do Shakespeare.
Mas morro de vontade de ler, ainda mais depois dessa resenha, me pareceu tão interessante.
Acho que vou procurar os livros dele para dar uma espiadinha.
Phaty despertando meu gosto literario novamente XD