quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro + Trânsito mais gentil

Aviso importante: Este NÃO É UM PUBLIPOST. Estou fazendo o post por prazer, pra mostrar coisas bonitas! Não estou ganhando descontos, brindes, muito menos dinheiro (quem me dera!) pra falar sobre isso. E a loja/marca não me pediu para falar do assunto! Se um dia eu fizer propaganda, avisarei vocês, combinado?! Pronto, acho que já esclarecemos isso, então vamos lá! :P 
 
Hoje (22/09) é o Dia Mundial sem Carro. O movimento teve início na Europa, e aos poucos se espalha pelo mundo todo. Um dos principais objetivos dessa campanha é a reflexão.

O site Mountain Bike BH chama a atenção para os problemas causados pelo uso do carro:

"Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas."




O Greenpeace está nas ruas de São Paulo hoje, com atividades de conscientização e pedindo atenção dos órgãos públicos para os problemas causados pelo excesso de automóveis na cidade, assim como melhorias no transporte público.

Também de sua iniciativa, a Vaga Viva é uma manifestação que ocorre em lugares como Belo Horizonte, ocupando vagas de estacionamentos a fim de incentivar a mesma reflexão.



Infelizmente o transporte público no Brasil é tão precário que acaba impedindo com que pessoas que possuem a vontade de participar de atividades assim realmente possam. Entretanto, o objetivo é justamente chamar a atenção para esses problemas.



Uma alternativa para diminuir o número de carros, se não for possível andar, usar a bicicleta ou fazer uso de um meio de transporte coletivo, é simplesmente oferecer carona para amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Um carro a menos por dia já faz diferença!

Abrir mão do carro significa alterar o estilo de vida das pessoas, por isso, é um processo que não acontece da noite para o dia. São décadas de incentivo econômico, político e cultural a esse tipo de transporte. Mas o Greenpeace ressalta também o estímulo à mudança, incentivando o transporte coletivo, a carona solidária e meios alternativos de transporte.




Ainda falando dos meios de transporte, hoje também descobri a campanha Trânsito + Gentil, da Porto Seguro, que parte da premissa "Seja gentil no trânsito, que o trânsito retribui".

Ganhei o kit da seguradora, com adesivos para o carro e informações sobre a campanha.


"E se você ouvisse uma música, em vez de buzinar? Ou apontasse o erro, em vez de xingar? Gentileza gera gentileza e se multiplica. Experimente.

O melhor jeito de se acostumar com ela é se pondo no lugar do outro. Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve; caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere; se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão.

Quando você muda, a cidade muda, e isso começa dentro de cada um.

As pessoas são como espelhos quando se trata de atitude, um gesto bom que você faça, volta com a mesma bondade.

Ou seja, ganha você e quem está ao seu lado no farol. Entre para o movimento Trânsito + gentil, seu dia-a-dia agradece."


Além de divulgar e apoiar idéias de conscientização, a seguradora oferece 5% de desconto no seguro do carro de quem não tiver nenhum ponto na carteira de habilitação em um ano!

Outra belíssima iniciativa!

Saiba mais:
Dia Mundial sem Carro
Mountain Bike BH - Dia Mundial sem Carro
Deixe seu carro em casa - Greenpeace
Trânsito mais Gentil
Atitudes Positivas


P.S.: imagens encontradas no Google Imagens. Se alguém souber as verdadeiras fontes, por favor, me avise!

3 comentários:

HGR disse...

muito legal a campanha, e realmente, o transporte público é MUITO precário! É um terror andar de onibus, lotado, as pessoas não respeitam seu espaço...
Já o Trânsito mais Gentil, concordo TOTALMENTE!
Eu tento ao máximo ser tolerante, mesmo quando levo buzinada ou me xingam... Eu do risada, passo reto, finjo que nem é comigo, pq se fomos levar para o pessoal cada ação dessa, estamos perdidos!
Já coloquei o banner no meu blog e super apoio!

Rebiscoito disse...

Olá! Não tinhamos visto este texto ainda, ficou ótimo! Várias dicas e alternativas boas que às vezes as pessoas nem pensam. E o bom é que são coisas simples de serem feitas, que já ajudam bastante em alguns problemas que enfrentamos hoje em dia por causa do trânsito.

Obrigado por ter citado a nossa campanha também!

Atenciosamente,
Equipe Trânsito + gentil.

Trânsito Mais Gentil disse...

Olá! Não tinhamos visto este texto ainda, ficou ótimo! Várias dicas e alternativas boas que às vezes as pessoas nem pensam. E o bom é que são coisas simples de serem feitas, que já ajudam bastante em alguns problemas que enfrentamos hoje em dia por causa do trânsito.

Obrigado por ter citado a nossa campanha também!

Atenciosamente,
Equipe Trânsito + gentil.